Qual o valor do FGTS quando demitido?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista brasileiro que tem por finalidade proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, garantindo-lhe um valor que é depositado pelo empregador durante o tempo que o trabalhador esteve registrado na empresa.
Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber o FGTS referente ao tempo em que trabalhou na empresa. Esse valor é calculado através da aplicação de uma taxa de juros de 3% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR) no período em que o dinheiro ficou depositado na conta vinculada do trabalhador.
O valor do FGTS a ser recebido pelo trabalhador demitido varia de acordo com o tempo de serviço na empresa e com o salário recebido. Atualmente, a alíquota de depósito do FGTS é de 8% do salário do trabalhador, porém, algumas empresas podem depositar um percentual maior, o que irá refletir em um valor maior a ser sacado no momento da demissão sem justa causa.
Vale lembrar que o trabalhador não pode sacar o FGTS enquanto estiver empregado na empresa, sendo permitido apenas o saque em algumas situações específicas, como a compra da casa própria, aposentadoria ou em casos de doenças graves.
Em suma, o valor do FGTS quando demitido varia de acordo com o tempo de serviço e o salário recebido pelo trabalhador, sendo calculado através de uma taxa de juros e da variação da TR no período em que o dinheiro ficou depositado na conta vinculada. O benefício é um direito do trabalhador e tem por finalidade garantir uma segurança financeira em caso de demissão sem justa causa.
você está procurando emprego?
Está procurando emprego?
Está procurando emprego?