Quando a internet começou a ser usada no Brasil?

Quando a internet começou a ser usada no Brasil?

A internet começou a ser utilizada no Brasil em meados da década de 1990, quando a rede mundial de computadores começou a expandir-se globalmente. A internet chegou ao Brasil através de conexões muito lentas e caras, que limitavam o seu uso a grandes empresas e instituições de ensino.

A partir do final da década, a infraestrutura de rede no país começou a se expandir e empresas de telecomunicações começaram a investir na redução dos custos de conexão. A partir desse momento, muitos cidadãos brasileiros passaram a ter acesso mais fácil e rápido à internet.

Hoje, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo e conta com uma forte cultura digital, com internet fixa e móvel amplamente disponíveis em todo o território nacional. Contudo, o país ainda precisa melhorar a qualidade dos serviços de banda larga e reduzir o seu custo para que a internet possa ser acessível a todos.

Quando começou o uso da internet no Brasil?

A internet no Brasil começou a ser utilizada no final da década de 1980, período em que o país ainda vivia sob regime militar, mas já apresentava progressos significativos em áreas como a computação e as telecomunicações.

O primeiro sinal da chegada da internet no Brasil ocorreu em 1988, quando a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) se conectou à rede mundial de computadores por meio de um enlace satelital. A partir daí, outras universidades e centros de pesquisa passaram a se conectar, estabelecendo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Foi somente em 1995 que a Embratel, empresa responsável pela telefonia no Brasil na época, iniciou a oferta de serviços de acesso à internet por meio de discagem telefônica. Esse foi um momento determinante para a popularização da rede mundial de computadores no país.

Gradualmente, as empresas de telecomunicações foram investindo em infraestrutura e tornaram-se protagonistas na democratização do acesso à internet no país. Atualmente, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 70% da população brasileira tem acesso à internet, sendo que o dispositivo mais utilizado para se conectar é o smartphone.

O uso da internet no Brasil não só revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e consomem informação, como também se tornou preponderante para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e de negócios no país.

Quando a internet foi liberada ao público?

Em 1989, a World Wide Web (WWW) foi criada por Tim Berners-Lee e disponibilizada apenas para uso interno da organização CERN. Mas foi somente em 1991 que a internet começou a ser liberada para o público em geral. Na época, a rede ainda era muito limitada e demorava horas para carregar uma única página. Também era caríssimo acessá-la.

No entanto, no final da década de 90, a internet se popularizou e alcançou patamares que nunca haviam sido previstos. A conexão dial-up, que antes era o único meio de se conectar à rede, foi rapidamente substituída por conexões mais rápidas e estáveis, como a banda larga.

Ainda assim, a internet evoluiu significativamente na última década. Atualmente, a rede permite que as pessoas se conectem umas com as outras em tempo real, realizem transações bancárias sem sair de casa, consumam conteúdo em diversas plataformas e até mesmo assistam aulas online.

Portanto, a internet, apesar de relativamente nova, já passou por inúmeras transformações desde a sua liberação ao público, e continua a evoluir. Seu impacto na sociedade é indiscutível e é difícil imaginar como seria a vida sem ela.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?