Dicas para encontrar trabalho após dos 50 anos
Tem mais de 50 anos e estas procurando emprego? Leia o seguinte artigo!
Conseguir um emprego a uma certa idade não é fácil, mas não é impossível. É preciso ter a vontade, a força e não esquecer uma coisa: procurar um emprego também é um emprego e requer coragem e perseverança.
A primeira coisa que pode desencorajá-lo quando se atinge uma certa idade é a idéia de que muitas empresas preferem funcionários jovens, eles ensinam-nos do zero e nenhuma experiência anterior contamina o seu trabalho. Mas isto não significa que um profissional de uma certa idade não possa encontrar um emprego.
Com o passar do tempo e como resultado de experiência e experiências pessoais, as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais. Isto também é o que muitas empresas procuram, além do fato de que a maturidade, o conceito de responsabilidade e sacrifício, geralmente são superiores em pessoas mais idosas, coisas que são altamente valorizadas pelos gerentes de seleção de pessoal das empresas.
Por esta razão, e para lhe dar uma mão, vamos-lhe mostrar tudo o que você precisa fazer para conseguir um emprego se você tem por volta de 50 anos ou mais
1. Criar redes sociais profissionais
As redes sociais são uma das melhores e mais rápidas formas de encontrar um emprego por muitas razões. Além disso, uma vantagem de procurar um emprego depois de 50 anos é que é mais provável que você tenha uma rede mais ampla de contactos do que as pessoas mais jovens, assim você poderá obter ajuda de muitas pessoas para encontrar um emprego.
Você precisa contar com essas pessoas se quiser dar a si mesmo a melhor chance de encontrar um emprego rapidamente. Portanto, pense em ex-chefes, companheiros de trabalho, colegas e até mesmo pessoas que você tenha supervisionado ou recomendado no passado.
O nosso conselho: fale com essas pessoas, pergunte-lhes como estão, como estão, sobre a família, mostre interesse em geral e, o mais importante, informe-lhes que você está procurando um emprego! Ninguém pode ajudá-lo se eles não souberem que você precisa.
2. Faça seu CV seguindo diretrizes lógicas
Eliminar datas de graduação e outras coisas que possam permitir a discriminação por idade no seu currículo.
Reduzir também o número de empregos anteriores no seu CV para que os empregadores não o prescindam por causa da sua idade ou você é "muito experiente" ou" excessivamente qualificado".
Principalmente, tenha em mente que é sua escolha o que colocar e o que não colocar no seu currículo. Mas se você tem uma carreira de 30 anos, você não precisa incluir o seu primeiro emprego como aprendiz se você está no nível de diretor agora, por exemplo.
Tente manter o seu CV em no máximo duas páginas, a menos que você esteja numa profissão que envolva muita pesquisa, publicações, etc., tal como um doutorado científico.
Recomendamos que você inclua um cabeçalho básico e informações de contato, uma secção de resumo de currículo, um histórico cronológico de trabalho que inclua os seus trabalhos relevantes e moderadamente recentes, aqueles dos últimos 15 anos no máximo, e então uma secção simples de habilidades e educação no final.
Se um gerente de contratação vir 4 páginas de experiência anterior, ele não lerá tudo isso. Eles olharão apenas para os empregos mais recentes, os dois ou três mais atuais, por exemplo, e decidirão se você é um bom candidato com base nisso.
3.Transforme a sua idade numa vantagem competitiva e tire o máximo proveito das suas entrevistas de emprego
Não se esqueça de enfatizar como a sua idade e experiência o beneficiam e irão beneficiar o empregador. Você pode fazer isso nas suas cartas de apresentação e nas respostas que der na entrevista de emprego. Não perca de vista que você também tem algumas vantagens e coisas únicas a oferecer a um empregador precisamente devido à sua idade.
Não é fácil conseguir entrevistas de emprego, é isso, então você quer fazer tudo que puder para aproveitar ao máximo cada entrevista de emprego que tiver.
Isto inclui praticar as suas perguntas de entrevista e aprimorar as suas habilidades profissionais antes de fazer um chamado telefônico ou encontrar-se com qualquer empregador.
4. Mostre a sua capacidade de trabalhar em equipe
Não mostre apenas as suas habilidades individuais e capacidade de trabalho nas suas entrevistas de trabalho. Mostre que você pode orientar outros, contribuir para a equipe e ser uma influência positiva em geral.
Esta é uma maneira de ter a sua experiência interpretada como algo positivo mesmo que você esteja procurando um emprego na faixa dos 45, 50 ou 60 anos. Se você encontrou desafios ou resolveu problemas de equipe no passado, é mais provável que o gerente de contratação o contrate na esperança de que a sua experiência seja útil se estas situações surgirem na empresa.
5. Mostre-lhes que você é um especialista em tecnologia.
A última coisa que você quer é que os empregadores se preocupem se você entende de tecnologia, o que é incomum para as pessoas mais idosas.
Mostre-lhes como você usou a tecnologia em empregos anteriores, ou mesmo na sua busca de emprego atual. Além disso, ao candidatar-se a um emprego, certifique-se de usar um endereço de e-mail com aparência profissional. Recomendamos Gmail ou Outlook e você usar um destes formatos para criar o seu e-mail de contato:
Nome.apelido@gmail.com
Nome.apelido@outlook.com
6. Concentre-se nas empresas que parecem estar contratando pessoas de sua idade e não seja muito exigente
Não perca o seu tempo se candidatando a uma pequena empresa de tecnologia onde a idade média dos funcionários é 26 anos. Faça sua pesquisa e concentre-se em empresas que parecem ter pessoas na faixa dos 40 e 50 anos de idade nos seus funcionários.
Você está recusando oportunidades relevantes e esperando pelo trabalho "perfeito"? Incorreto. Recusar ofertas de emprego ou entrevistas de emprego porque você é muito exigente pode estender sua busca de emprego e impedir que você encontre um emprego depois de 50 anos.
No mínimo, faça entrevistas mesmo que você não tenha certeza de que é o emprego certo para você. Você sempre conseguirá algo de bom com isso. Você aprenderá muito mais sobre o emprego na entrevista e poderá descobrir mais informações e ver se é um bom emprego para ambas as partes.
Se lhe oferecerem um trabalho que tenha alguns aspetos interessantes e você acha que pode fazê-lo bem, vá em frente. Você pode sempre mudar em um ano, se quiser.
7. Controle a sua mente e evite a negatividade
Encontrar um emprego depois dos 50 anos não é fácil, mas ter uma mentalidade negativa, reclamar, sentir raiva ou algo parecido NÃO vai ajudar.
É normal e natural sentir essas emoções ocasionalmente. Mas é preciso superá-las. Volte ao caminho certo e concentre-se no que você precisa e quando falar com os empregadores, seja através de comunicação verbal ou e-mails como acompanhamento após a entrevista, nunca pareça desanimado ou amargo, ou eles não vão contratá-lo.
você está procurando emprego?
Está procurando emprego?
Está procurando emprego?